Coisas Inúteis da Tate

30.12.09

Não tem Biscoito!

Fim de ano, 30 DE DEZEMBRO, todo mundo já foi pra praia a essas alturas e eu aqui stuck no inferno fedorento que é Porto Alegre no verão. Mas ok, ok, hoje é o último dia que passo por aqui... mais umas horinhas de aula de noite ON MY WAY, pra praia fresquinha brizenta com piscina e o escambau. O que fazer nas últimas horas antes de viajar? E-mails, check. Malas, check. Biscoitos. Sim, resolvi fazer biscoitos pra levar na viagem e não morrer de fome no meio do engarrafamento. Não, não tenho um deathwish e não sou masoquista, o calor do fogão não é agradável nem nada, mas pra fazer biscoitos tu meio que só larga a forma lá dentro e sai correndo, então nem tem tanto problema.

Já fiz essa receita três vezes e ela é meio a prova de idiotas, além de ser ultra rápida e gostosa, então resolvi postar aqui com minhas adaptações e dicas (porque você é brasileiro fudido e não vai achar half and half no supermercado).

A minha cozinha não é chique e não tem balcão de madeira e tigelas lindas vintage então sugiro que cliquem no link ali em cima pra ver as fotos da receita original, porque as fotos da joy são lindas e todo mundo merece connhecer o blog dela.

Ingredientes:
1 xícara de farinha
2 colheres de sopa de manteiga
1 colher chá aucar
1/2 colher chá sal
1 xícara de leite

Só isso? É. SÓ ISSO.

Comofass?
Em uma tigela, misture a farinha, o açúcar (realça o sabor), o sal (se preferir mais salgadinho coloque uma colher de chá em vez de meia) e uma colher de manteiga com os dedos (ou com uma colher) até a manteiga ficar "esfarelada", misturada com a farinha. Não vai ficar perfeitamente misturada ainda, mas não vai ter nenhum pedaço grande de manteiga e nem horrores de farinha separada.

Nessa hora, tu escolhe o recheio que vai por. Já fiz com alho tostado desidratado + oregano, e de queijo ralado também, mas outras possibilidades são sementes de papoula, sal grosso, pimenta, ervas finas... Gosto dessa receita que dá pra inventar bastante coisa! Bom, escolhe, mistura com a farinha e deixa de lado.

Em uma xícara, coloque a outra colher de manteiga e preencha o resto da xícara com leite. Não precisa ser até em cima, tu provavelmente não vai usar tudo! Deixe no microondas até derreter a manteiga (uns 20-30 segundos). Misture bem e coloque na mistura de farinha, colher por colher, misturando até a massa firmar. Leva umas 6 colheres, mas depende do recheio que tu usar: se for queijo ralado por exemplo, tem que colocar mais porque a massa fica mais seca.

Quando tiver consistente (vai parecer massinha de modelar) tu abre a massa (eu uso copo alto ou garrafa mesmo) e corta em quadradinhos/bolinhas/whatever. Pode abrir a massa direto em cima de uma folha de papel aluminio ou papel manteiga (é melhor porque não esquenta tanto embaixo), que depois é só colocar na forma e levar no fogo. Quando começar a ficar douradinho embaixo é porque ta pronto, é só tirar e deixar esfriar.

Sério, não demora nem cinco minutos pra fazer e é ultra gostoso. <3



Esses aqui são de queijo ralado e orégano, que eu fiz agora... a receita dá pouquinhos mesmo, se quiser mais tem que fazer dupla :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário