Coisas Inúteis da Tate

10.7.10

Serigrafando

Antes de toda onda de letterpress que tá tendo agora, o hype era serigrafia. Eu sempre achei muito legal, e fui atrás pra ver como fazer em casa, pra alimentar meus projetinhos. Não foi tão fácil de achar as informações como eu achei que seria, tive que pegar tudo de umas apostilas antigas e um podcast do etsy, então resolvi postar aqui um tutorial de como fazer.

Vamos precisar de:


- Secador de cabelos
- Tela de serigrafia *
- HB 50 (pra limpar a tela, se der errado)
- Tinta serifoto verde (eu uso da Gênesis) *
- Sensbilizante serifoto (idem, uso da Gênesis) *
- Papel sulfite
- Mesa de luz ou sol
- Lâmpada vermelha
- Potes de vidro com medidor

* Disponível em lojas de produtos para serigrafia, google it.

Primeiro, imprimir a imagem que vai ser serigrafada na folha de sulfite. Cada tela deve corresponder a apenas uma cor da imagem, impressa em preto. A diferença entre usar uma folha de sulfite e um slide de projetor é o tempo de exposição: como a folha branca deixa passar menos luz, demora mais pra marcar a imagem.

Depois, temos que misturar a tinta verde com o sensibilizante, em proporção de 1:10. Com 10 ml de sensibilizante e 100 ml da tinta verde dá pra preparar até umas 5 telas. Isso tem que ser feito em um quarto escuro, ou seja, SEM luz branca. Pra conseguir ver, usaremos a lâmpada vermelha no abujur mais próximo.


Misturar bem em um copinho de vidro pequeno (o plástico reage de um jeito estranho e fica azul. No idea why) por uns 30 segundos, tem que reagir um pouco. Depois, ainda na luz vermelha, passar uma camada fina da meleca verde nos dois lados da tela usando uma canaleta (eu comprei essa de metal na mesma loja dos outros apetrechos, mas pode ser até uma cartolina dobrada).


Aí que entra o secador de cabelo. Ainda na luz vermelha, ligar o secador no quente e passar na tela até a tinta secar (ela fica opaca). Depois vem a mesa de luz... vou falar sobre ela mais abaixo. Colocamos o desenho, com a tela pronta em cima, um pedaço de espuma e/ou alguns livros pra não deixar a luz passar e deixar o desenho bem definido. O tempo de exposição varia bastante e tem que ser acertado por tentativa e erro mesmo. Da maneira como estou fazendo, leva uns 4 ou 5 minutos (mesa de luz, tudo vedado e folha de sulfite).


Quando acabar o tempo de exposição, desligar a mesa de luz e transportar rapidamente a tela (de preferência sob um pano bem escuro ou um saco ou sacola preto) até o chuveiro. É importante que o chuveiro tenha bastante pressão. Não é necessária mais a luz vermelha.


A tinta verde que não se fixou vai sair, deixando o molde do desenho pronto pra ser serigrafado. Agora é só deixar a tela secar ou secá-la com um secador e está pronta para ser usada! :)


 Se alguma coisa der errada (provavelmente o tempo de exposição), usa-se o químico acima, chamado HB50 para retirar o verde da tela após ela ser exposta à luz. É so molhar a tela, passar uma camada, esperar 5 minutos e tirar na água corrente.


Sobre a mesa de luz: não é realmente necessário ter uma mesa de luz como a minha, dá pra fazer deixando a tela em exposição no sol. Porém, como a luz vem de tudo que é lado e é um tanto mais forte que meia dúzia de lâmpadas, é mais dificil controlar o tempo de exposição então tem que ter mais paciência e tentar várias vezes. Eu dei sorte e na época em que estávamos de mudança, contratando um marceneiro para fazer os móveis e eletricista para fazer a fiação da casa nova, meu pai, muito awesome, mandou fazer essa pra mim. Se alguém quiser mandar fazer também, ou tentar fazer por conta própria (não deve ser tão complicado), as instruções que usei estão neste polígrafo.

E..é isso. Não é tão complicado! Se faltou alguma coisa, ou alguma informação não ficou clara, let me know!

9 comentários:

  1. Bem toscão hein! Mas parabéns pela iniciativa! hehe!

    ResponderExcluir
  2. Tosco?? ficou muito legal, mesmo.

    ResponderExcluir
  3. De certa maneira é meio tosco mesmo, tudo bem caseiro. A intenção não é fazer impressões em larga escala e sim pequenos projetos pessoais, então assim já funciona :)

    ResponderExcluir
  4. Poxa, eu achei seu tópico aqui, procurei as instruções pra fazer a mesa e tcharan, a pagina nao existe :( Tem como publicar isso novamente?

    ResponderExcluir
  5. krak vou tentar fazer, nao quero mais gastar dinheiro com telas.

    ResponderExcluir
  6. Outra maneira bem simples e barata para revelar os quadros, seria comprar um Refletor Colortran para lâmpadas alógenas de 1000 whats, este refletor é bem barato e as lâmpadas custam por volta de r$ 8,00.
    Depois basta comprar um vidro simples, fixar numa a mesa a 1 metro do chão e começar a revelar as telas.

    Geralmente é necessário aguardar por volta 3,5 a 5 minutos para revelar o quadro e no momento da preparação da emulsão, o local não pode ter iluminação com luz branca, nem a do sol.

    ResponderExcluir
  7. E não precisa comprar estes potes grandes de emulsão, pq sempre sobram material, é melhor comprar os de 250 ml.

    ResponderExcluir