Coisas Inúteis da Tate

4.6.10

Cupcakes make people happy.

Tive que ir lááá no mercado público hoje de manhã, e resolvi dar uma perambulada pelas lojas de confeitos e doces. Achei forminhas de cupcake com bolinhas! Daí pra incentivar os estudos hoje resolvi fazer uma fornada de cupcakes, daqueles completinhos com cobertura e estrelinhas e o escambau!

Eu tinha visto nesse livro uma receita de cupcakes de chocolate com menta, mas achei que nessas forminhas ia ficar mais bonito um cupcake com a massa branquinha. Fiquei olhando pela cozinha pra ver as possibilidades até que bati os olhos na caixa de chás Twinnings que minha mãe trouxe da fronteira. Peppermint cupcakes. Perfeito.


Modifiquei um pouquinho a receita de cupcakes de baunilha, e não é que deu certo? Ficou com um leve gostinho do chá, muito bom!

Receita:

1 xícara de farinha
1/2 colher de fermento
1/4 de colher de bicarbonato de sódio
1 pitada de sal.
3/4 xícara de açúcar
1/4 xícara de manteiga, temperatura ambiente (facilita MUITO na hora de misturar)
2 claras
1 colher de extrato de amêndoa OU extrato de baunilha OU concentrado de chá da sua preferência.
*Eu usei duas colheres de sopa de chá concentrado de menta (o tal peppermint)
2/3 xícara de BUTTERCREAM. Que não existe no Brasil, até onde eu sei. Então misture uma xícara de leite com uma colher de sopa de limão e deixe ali no cantinho por 5 minutos. Dessa mistura tu tira os 2/3 de xícara que precisa nessa receita. É isso que faz o cupcake ficar fofinho, até onde eu sei.

1. Misturar em uma tigela a farinha o fermento, o bicarbonato de sódio e o sal.

2. Em outra tigela, bater com batedeira (pode ser no braço, só dá mais trabalho) o açúcar com a manteiga até estar bem misturado. Adicionar as duas claras, uma de cada vez, e bater bem. Misturar a mistura de farinha e o buttermilk de pouco em pouco, intercalando os dois, até a mistura ficar bem lisinha, sem pelotas nem nada.

3. Colocar nas forminhas (eu usei 6 forminhas tamanho 0B mas ficaram um pouco grandes) por uns 20 minutos. Vai estar pronto quando estiver levemente dourado em cima, e se tu encostar de leve no cupcake a massa volta pro lugar.


Eu uso umas forminhas de silicone pra evitar que a forma de papel se abra muito quando assar. Essas eu comprei numa loja do Praia de Belas, do lado da imaginarium, mas deve ser fácil de achar na internet pra vender *cofcofEBAYcofcof*.

DAÍ, vamos pra parte de cima, porque cupcake sem cobertura é bolo fofo. Como eu nunca faço bolo sem chocolate e a massa já não levava, resolvi fazer uma cobertura com infinito chocolate, a Chocolate Fudge Frosting, desse mesmo livro do qual adaptei a receita do bolinho.

Receita da cobertura:
1 xícara e meia de açúcar de confeiteiro
3/4 xícara cacau em pó
1/2 xícara manteiga sem sal em temperatura ambiente
2 colheres de sopa de licor de chocolate (eu não tinha, então usei amaretto, que deixou um gosto bem forte, mas combinou até... mas acho que o ideal pra essa receita seria licor de menta!)
1 colher de sopa de leite
1 pitada de sal

Misturar tudo em um processador de alimentos até ficar tudo homogêneo. Ou se você também não tem um processador de alimentos (que nem eu), pegue um garfo e mãos à obra. No início a manteiga é meio dura e não parece que vai misturar tudo, mas é só insistir que dá. Fica com uma consistência beeeem bonita. Eu sei que a tigela não está com a borda limpinha e bonita que nem aqueles blogs de culinária, mas eu bagunço quando eu cozinho.


Colocar isso em cima dos cupcakes é bem tricky, se tu quiser fazer bonito que nem nas revistas e sites especializados. Eu não consegui hahaha. Facilita se tu tiver um saco de confeiteiro, claro. Ou um ziplock, que é só cortar um triangulo de uma das pontas do saco. DICA: Aqueles saquinhos plásticos que vem em rolos não são substitutos pra ziplock gente, eles rasgam fácil fácil (eu tentei... duas vezes ¬¬). No desespero, recomendo pegar uma folha de papel manteiga, dobrar ao meio, enrolar no formato de um saquinho, e boa sorte (eu fiz assim). O meu ficou assim:

Joguei uns confeitos em cima, e um desses palitinhos (tem pra vender na tok stok), que são ótimos pra espalhar a cobertura na hora de comer! Agora dá licença que vou fazer um chá e vou voltar pro meu livro... tô lendo Hard Boiled Wonderland at the End of the World e não consigo parar! Surrealismo e simbolismo all over the place, lovin' it.

Nenhum comentário:

Postar um comentário